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5 de maio de 2023
Instabilidade Econômica
No ano de 2022, no mês de outubro, o Brasil passou pelo período de eleições presidenciais, e no ano de 2023, ainda em maio, estamos passando pelo processo de transição governamental e lidando com as mudanças trazidas pelas candidaturas que se iniciaram. Estando nesse contexto político e social pode se tornar difícil a tarefa do empreendedor de tocar o seu negócio e fazê-lo fluir de forma crescente e linear, então nós da Memci viemos falar um pouco sobre como podemos solucionar essa problemática e continuar vendo o projeto que você tanto idealizou amadurecendo e gerando o lucro que é esperado.
Dentro de cenários atípicos como o que estamos vivenciando nesse momento é interessante trabalharmos com a ferramenta da pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado consiste em, através de questionários, forms, entre outras formas, coletar dados e informações sobre o mercado, consumidores e seus hábitos, para que sejam a base para a formulação de novas estratégias.
Apesar de vivermos em uma era completamente tecnológica, essa coleta é essencial para que as estratégias produzidas sejam assertivas e venham a funcionar plenamente, resultando em crescimento e prosperidade para o empreendimento. Os dados coletados podem ser convertidos em porcentagens, sendo a pesquisa quantitativa, ou em textos mais subjetivos, sendo a pesquisa qualitativa.
Se atualmente você dirige uma empresa e acha difícil encontrar uma equipe qualificada para atuar nesse serviço, ou retém um orçamento que restringe suas opções ao pensar em aplicar essa ferramenta dentro do seu negócio, contate a Memci!
Nós contamos com profissionais altamente qualificados na nossa equipe, além de gerarmos um orçamento que caberá no seu planejamento financeiro. Se você procura confiabilidade, economia e qualidade no serviço prestado não perca tempo, aqui faremos seu sonho acontecer.
Como Preparar Seu Negócio Para a Reabertura Econômica?
É inegável que inúmeras empresas foram duramente atingidas pela pandemia de COVID-19, sobretudo PMEs e startups. Ainda não se sabe ao certo quanto tempo essa crise vai durar, porém quando ela finalmente passar, é vital que seu negócio esteja pronto para a tão esperada reabertura econômica.
Mas como se preparar para esse ponto de virada? Aqui vão algumas dicas infalíveis para você reestabelecer seu negócio com sucesso em meio a este panorama:
1 – Preveja cenários futuros e se planeje
É fundamental que, neste período pré-reabertura, você e sua equipe façam um planejamento a fim de antever uma série de situações relacionadas às vendas, custos e fluxo de caixa do seu empreendimento.
O ideal é elaborar uma perspectiva de faturamento para os próximos seis meses, na qual você possa predefinir métricas referentes ao número de funcionários, níveis de remuneração, além de adequar demais custos e despesas à essa nova realidade, atenuando riscos financeiros.
Não esqueça: planejamento é a chave para evitar erros e comportamentos impulsivos na tomada de decisão, sobretudo em momentos de instabilidade econômica como o que estamos vivendo.
2 – Invista em marketing digital
Para que seu negócio tenha êxito nos dias de hoje, é crucial que você invista pesado em estratégias de marketing digital. Isso se deve em grande parte aos novos hábitos adotados pelos consumidores que, encorajados pelo isolamento social, passaram a adotar as plataformas online como principal método de compra.
Nesse contexto, cabe ressaltar que sua lista de clientes é o seu bem mais precioso – ela é inestimável, afinal, é muito mais fácil reter um cliente do que adquirir um novo. Investir no uso de e-mail marketing, por exemplo, é uma tática muito eficaz para criar um relacionamento duradouro e manter sua marca na mente dos seus clientes, além de ser muito acessível e ter uma alta taxa de conversão.
3 – Reavalie seus produtos/serviços
Como empreendedor, você precisa ter sensibilidade para avaliar se seus produtos/serviços estão adaptados ao momento e, caso não estejam, você deve reposicioná-los rapidamente a fim de readequá-los às atuais necessidades do mercado.
Portanto, em momentos de instabilidade econômica, é recomendável que você reavalie seus preços e tente repaginar suas ofertas a fim de torná-las mais acessíveis e atraentes – você pode, por exemplo, oferecer condições de pagamento mais flexíveis ou descontos que estimularão a demanda.
Seu modelo de negócio também deve passar por uma reavaliação – verifique se ele deve ser mantido, alterado ou ampliado, tendo como base os interesses dos clientes e as ações da concorrência.
É bom lembrar que este também é um ótimo momento para investir em inovação, afinal, se seus produtos/serviços se destacarem na multidão, sua base de clientes aumentará e levará seu negócio a se firmar como referência no seu nicho.
4 – Alinhe seu negócio às mudanças
Uma nova realidade pós-pandemia vem se delineando em todos os setores da economia, e você precisa garantir que sua empresa se adapte a este novo cenário.
Sua comunicação interna e externa deve ser frequente, clara e direta para que todos os seus objetivos sejam devidamente transmitidos a seus clientes, colaboradores e fornecedores.
Por isso, é importante que todos os departamentos estejam alinhados em torno do resultado final e que todos os processos sejam realizados com a máxima transparência e lisura, afinal, sua missão é criar um ambiente seguro e de confiança em meio a um cenário econômico tão complexo e instável.
Conclusão
Tempos desafiadores e de mudanças rápidas como o que estamos vivendo colocam todo tipo de empreendimento à prova, não só no Brasil, mas em todo o mundo. A pandemia trouxe a necessidade de reavaliar negócios nos mais diversos nichos, pois é preciso se adaptar ao “novo normal” que parece ter vindo para ficar.
Nesse sentido, um bom empreendedor deve estar atento e preparado para realizar as mudanças estratégicas e operacionais necessárias para vencer a crise e se destacar no mercado.
Neste momento confuso e instável de reabertura econômica, adaptabilidade e resiliência são a chave do sucesso para qualquer negócio - mantenha-se atualizado com relação às novas tendências e seja receptivo a mudanças para que sua empresa prospere neste novo panorama.